Selo GPTW: pelo 3° ano consecutivo Sicoob Crediceripa está entre as melhores empresas para trabalhar
Maio 29, 2024Passagem de bastão no campo: dicas sobre a sucessão familiar no agronegócio
Maio 29, 2024Agência renomada de classificação de risco de crédito aumenta nota de avaliação do Sicoob Crediceripa para A-
Recentemente alcançamos uma conquista que ressalta o desenvolvimento consistente da nossa cooperativa e a sólida gestão de nossos recursos ao longo dos últimos anos. Este marco significativo foi a elevação da classificação de risco de crédito, que teve um salto de BBB+ para A-. A nova nota foi concedida pela Fitch Ratings, uma das três maiores agências do mundo quando o assunto é análise de classificação de risco.
Esse feito reflete o bom desenvolvimento da cooperativa com manutenção da estratégia operacional e melhora progressiva de posição de capital. Além disso, para chegar nesta pontuação, a decisão da Fitch é embasada em diversos fundamentos e pontos chave que a Crediceripa também apresentou números e índices satisfatórios de crescimento:
- Perfil de Negócios: o modelo de negócios estável do Sicoob Crediceripa, sua franquia regional e a melhora de sua base de capital foram destacados.
- Controlado Apetite de Risco: após uma retração em 2022, a cooperativa retomou o crescimento em 2023 com uma expansão de 16,5%. Além de manter uma abordagem conservadora nas concessões de crédito, focando na diminuição das concentrações e controle da inadimplência.
- Boa Rentabilidade: em dezembro de 2023, o índice de resultado operacional de ativos ponderados pelo risco foi de 2,8%, consistente com os últimos quatro anos.
- Capitalização Adequada: o indicador de capital se manteve estável e acima do mínimo regulatório, atingindo 17,6% em dezembro de 2023.
- Captação Crescente e Concentrada: a base de captação cresceu 37% em 2023, com um custo de captação relativamente baixo.
Para entender a real importância dessa nova nota para os processos e expansão da cooperativa, batemos um papo rápido com o Ricardo Junior Miranda, Gerente de Riscos e Compliance do Sicoob Crediceripa.
Quais foram os principais fatores que contribuíram para essa conquista?
“O relatório é bastante conclusivo sobre os principais motivos que nos proporcionaram essa melhoria de rating, especialmente o trabalho forte no fortalecimento da estrutura de capital da cooperativa, e a estabilidade e manutenção dos números da crediceripa.”
Qual é o impacto esperado dessa elevação na classificação de risco para o Sicoob Crediceripa?
“Estamos falando de uma das maiores agências de classificação de risco que classifica mais a imensa maioria dos ativos financeiros do mundo. Acreditamos que isso tem um impacto muito positivo, especialmente, para o público com perfil investidor. Estamos falando de um reconhecimento do mercado em relação ao trabalho que a cooperativa tem realizado e, principalmente, aos números apresentados por ela. Em linhas gerais, acreditamos que essa melhora no rating da cooperativa será muito bem recebida pelos nossos cooperados e pelo mercado, de uma forma geral”